O Tribulus terrestris vem de uma planta que leva o mesmo nome, composta de várias substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim, a composição é:
- Saponinas;
- Protodioscina;
- Protogracilina;
- Flavonoides;
A planta é conhecida também pelos nomes de Gokshura e Gokharu, desde o surgimento nos países chineses. Dessa forma, extraindo todos os componentes, criou-se um suplemento alimentar em formato de cápsulas.
Entretanto, essa determinação só durou até os últimos anos. Naquela época, o tribulus podia ser vendido e consumido livremente, sem a necessidade de prescrição. Por conta disso, é de se imaginar que muitos casos duvidosos começaram a aparecer.
Com isso, hoje em dia os produtos que derivam da tribulus Terrestris passaram a ser regulados pela Agência Nacional de vigilância sanitária. Nesse momento, trata-se de um fitoterápico.
Isso significa dizer que os produtos precisam estar registrados como integrantes de indústrias farmacêuticas, além de só ser permitida a compra com comprovação de prescrição.
O suplemente pode ser encontrado como cápsulas, e é procurado principalmente por quem busca mais disposição, além de ser usado para aumento de testosterona para os homens. Ou seja, acaba funcionando ainda como um estimulante para aumento de interesse sexual para homens e mulheres.
Por conta dessa regulamentação nova, algumas pessoas não podem consumir o tribulus, por conta dos efeitos colaterais que ele gera.
Para que serve Tribulus Terrestris e quais os benefícios?
Conteúdo
Hoje, já se sabe que o tribulus Terrestris pode ser usado para combater os mais diversos problemas existentes e benefícios, como:
- Melhora libido;
- Reduz sintoma de menopausa;
- Prevenção de doenças cardíacas;
- Diminuição do pico de glicemia;
- Aumento do desejo sexual;
- Combate e impotência;
- Ajuda o corpo a aceitar a insulina.
Depois de todas as polêmicas envolvendo o suplemento, novos estudos foram realizados e constatou-se a eficácia do suplemento. Porém, há quem diga que os estudos não são conclusivos como se divulga por aí, e que ainda falta muita informação sobre os casos apontados.
Por conta disso, a eficácia do suplemento ficou comprovada principalmente no dia a dia, com a utilização para as mais diversas frentes. Assim, os usuários que mais demonstraram satisfação foram os que usaram o tribulus Terrestris para aumento de libido ou aumento de massa muscular, porem foi muito utilizado em suplementos naturais como estimulantes masculinos.
Outro estudo conhecido, mostrou que o tribulus pode melhorar a recuperação dos músculos de forma mais acelerada e mais saudável. Para isso, é necessário tomar o tribulus pelo menos 2 semanas antes da atividade física.
Além disso, é recomendado essa tratativa para atividades com intensidade considerada alta.
Contraindicação
É claro que, se tratando de um medicamento (independente de ser natural ou não), existem algumas contraindicações. Dessa forma, é extremamente importante estar atento aos casos para evitar problemas de saúde.
Além, é claro, de precisar da prescrição médica, quem não deve consumir o tribulus Terrestris são pessoas presentes nos grupos:
- Crianças;
- Gestantes ou em estado puerperal;
- Pessoas com câncer;
- Homens que apresentem problemas na próstata;
- Hipertensos;
- Cardiopatas;
- Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada.
Outro ponto que deve ser levando é que, mesmo que você esteja completamente saudável, é importante conhecer seu corpo e suas restrições. Assim, o Doutor Fernando Cerqueira, falou sobre essa limitação.
“Assim como todo medicamento, se consumido em grandes dosagens (acima de 2g por dia) e por um período longo, ele pode sobrecarregar o fígado. O importante é utilizar tribulus terrestris somente quando for prescrito por um médico. Nunca por indicação de um amigo ou da internet. O ideal é realizar alguns exames antes de utilizar esse medicamento”, disse.
Dessa forma, entendemos que o tribulus terrestris deve ser pensado como um medicamento, e todos os cuidados usados para os mesmos devem ser aplicados aqui igualmente.
Outra contraindicação importante está nos grupos de pessoas com diabetes ou pressão alta. Pois, nesses casos, o tribulus pode cortar o efeito do medicamento usado no tratamento, além de anticoagulantes.
Ou seja, antes de pedir uma prescrição, certifique-se que seu médico sabe exatamente quais medicamentos você ingere e deve continuar ingerindo junto com o tribulus.
Como tomar tribulus terrestris?
Assim como outros medicamentos, a dosagem que pode ser ingerida vai variar de acordo com peso, idade, sexo, objetivos, entre outras variantes. Por conta disso, fica inviável cravar uma forma correta de ser ingerido.
Mesmo assim, normalmente o que se encontra são dosagens de 250 a 1400 miligramas por dia durante as refeições. De maneira geral, a forma mais consumida hoje é com um extrato sexo com 40% de saponinas.
Quanto a forma, os mais vendidos são os tabletes ou cápsulas, onde pode ser ingerido entre 500 miligramas e 1 grama por dia. Normalmente, costuma durar 3 meses de tratamento.
Outra curiosidade é que a melhor maneira de ingerir o tribulus Terrestris é com alimentos ricos em zinco, pois o metal é comprovadamente um estímulo a mais para que a planta se desenvolva no organismo.
Além disso, é importante se atentar para os possíveis efeitos colaterais que o suplemente pode causar. Geralmente, os principais efeitos colaterais são:
- Dor de estômago;
- Refluxo;
- Diarreira;
- Náusea;
- Vômito;
- Prisão de ventre;
- Agitação;
- Insônia ou grandes dificuldades para dormir;
- Menstruação com aumento no fluxo.
Essas são reações para uso comum, no dia a dia, e de modo menos recorrente. Entretanto, caso seja um uso por muito tempo ou em excesso, o que não é recomendável, os sintomas podem ser:
- Acne;
- Aumento de pelos no corpo;
- Alteração da menstruação;
- Aumento da próstata;
- Aumento do clitóris;
- Danos aos rins;
- Danos ao fígado.
Ou seja, não é difícil entender que se trata de algo que precisa ser usado com cuidado, e seguindo todas as indicações médicas para tal. Caso contrário, pode levar a consequências mais sérias e que afetam por completo um organismo.
No final das contas, tudo deve ser primeiramente conversado com um médico especialista. Assim, tanto a indicação de tomar Tribulus Terrestris ou não, quanto o acompanhamento correto, garantem o uso adequado e sem sequelas futuras.
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!