A candidíase é uma infecção, deste modo é preciso ter conhecimento sobre os tratamentos para candidíase vaginal, entre outros. As mulheres que possuem dúvidas e desejam saber como cuidar, além dos sintomas, pode conferir a seguir.
Pensando nisso, para auxiliar nossos leitores, trazemos a seguir um guia a respeito da infecção. Acompanhe o artigo até o final e entenda sobre o tema. Boa leitura!
O que é e quais Tratamentos para Candidíase Vaginal
Conteúdo
A candidíase é causada pelo fungo Candida albicans que está alojado na parte genital feminina. Este micro organismo vive normalmente neste local e não causa problemas, entretanto, devido a qualquer desequilíbrio corporal pode ocasionar danos, porem é possível tratar com alguns tipos de Tratamentos para Candidíase Vaginal.
As mulheres quando estão com baixa imunidade devido ao ambiente quente ou úmido é possível que sua região genital contribua para a proliferação. Na realidade devido ao sistema debilitado é possível que a doença prolifere.
Principais causas da candidíase vaginal
Como explicado o fungo vive no ambiente vaginal, portanto, o problema pode causar até infecções orais. Um dos motivos comuns é o início da vida sexual. Como consequência pode mudar a incidência de bactérias e fungos. Além disso, a umidade pode favorecer o aumento das bactérias e fungos.
Ainda alguns fatores também podem ser considerados de risco e contribuir para o desenvolvimento da infecção. Vejam quais são:
- Gravidez;
- Obesidade;
- Peça íntima de material sintético;
- Sexo sem camisinha;
- Uso corrente de antibióticos;
- Uso de roupa íntima apertada;
- Utilizar biquíni e maiô por muito tempo molhado.
Ainda alguns outros fatores são facilitadores para o surgimento, como as doenças imunodepressivas como HIV, o tratamento com medicamentos como anticoncepcionais, antibióticos e corticoides.
Todos estes itens podem favorecer o aparecimento das infecções fúngicas.
Veja também sobre: Síndrome do Ovário Policístico
Sinais e sintomas da candidíase vaginal
Geralmente a candidíase vaginal vem acompanhada de alguns sinais. Deste modo, o paciente pode observar estes sintomas e procurar uma ajuda médica especializada. Para conhecimento, acompanhe abaixo quais os principais sinais e sintomas:
- Aftas;
- Ardor, inchaço ou coceira na área genital;
- Coceira intensa e ardência no local;
- Corrimento esbranquiçado;
- Dor e ardência no contato íntimo;
- Fissuras na mucosa genital (lembram assadura);
- O homem fica com uma vermelhidão e uma “nata” na ponta do pênis.
Como é feito o diagnóstico
Para ter um diagnóstico o paciente deve agendar uma consulta médica. O profissional irá verificar a mucosa da vagina e o pênis. Em alguns casos, pode ser feita uma raspagem para verificar qual tipo de fungo e em seguida. Logo em seguida é indicado alguns dos Tratamentos para Candidíase Vaginal.
Tratamentos para candidíase vaginal
Os Tratamentos para Candidíase Vaginal consiste na ajuda de um médico especializado. Neste caso, o profissional irá prescrever os remédios conforme o tipo de infecção.
No geral é indicado o uso de antifúngicos em comprimido. No entanto, como alternativa para os casos acentuados pode ser que o especialista inicie um tratamento com medicação oral com base de corticoide.
Além disso, alguns cuidados e os Tratamentos para Candidíase Vaginal podem se iniciar em casa e minimizar os problemas da infecção. Com isto alguns cuidados podem evitar a recorrência da candidíase. Neste caso, vale:
- Evitar utilizar roupas apertadas e invista nas de algodão;
- Faça a higiene íntima e evite produtos ou sabonetes químicos;
- Lave e seque bem a região íntima após banho.
Como prevenir
Para ficar livre da ameaça e da candidíase vaginal a higiene da região é fundamental. O indicado é utilizar um sabonete de ph neutro.
A roupa íntima precisa ser de algodão, além disso, evite utilizar absorvente íntimo todos os dias e não use as roupas justas e molhadas por um longo período.
O uso da camisinha em relações sexuais também é um meio de prevenir o contágio para os seus parceiros. Por fim, os usuários que possuem uma imunidade comprometida, como portadores de HIV ou em tratamento de câncer devem prevenir a infecção.
Dúvidas comuns sobre candidíase
A candidíase levanta milhares de questões a respeito da infecção, portanto, para auxiliar trazemos as principais dúvidas.
Após a explicação de como acontece, os sinais, e até sobre os Tratamentos para Candidíase Vaginal, vamos abordar de forma prática alguns itens que possuem associação a candidíase vaginal. Veja abaixo:
Depilação e absorventes contribuem para infecção?
Conforme especialistas a depilação não causa problemas, porém, o uso de absorvente íntimo pode contribuir para a infecção. Isto ocorre pois o uso pode deixar a vagina abafada e contribuir para o desenvolvimento das bactérias. Além disso, o protetor de uso diário pode abafar e aumentar a temperatura.
Candidíase tem relação com outras DSTs?
Este tipo de micose pode ocorrer em outras formas de infecções vaginais. Em exemplo, a clamídia, gonorreia, entre outros. Deste modo é preciso frisar que qualquer desequilíbrio do PH pode contribuir para desenvolvimento de fungos e bactérias.
Com o conhecimento da candidíase, as formas de prevenção, diagnóstico e até os tratamentos para candidíase vaginal é preciso ficar em alerta e cuidar do seu corpo. Lembrando que para qualquer dúvida o indicado é sempre procurar por uma ajuda profissional.
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!