Os Sintomas de Endometriose são diversos e podem causar desconforto para as mulheres. No entanto, antes de entrar nesta questão é preciso ter conhecimento sobre esta doença.
Para compreender como este problema pode afetar centenas de mulheres, vamos abordar também as causas e tratamentos. Acompanhe o artigo a seguir e tire suas dúvidas. Boa leitura.
O que é a endometriose
Conteúdo
A doença é caracterizada devido ao distúrbio do tecido que reveste o útero. A endometriose pode estar presente nos ovários, tubas uterinas e intestino. O tecido que reveste o interior do útero fica fora da cavidade uterina, assim fica presente em outros órgãos, como trompas, ovários, intestinos e bexiga.
Todos os meses o endométrio fica espesso, assim o óvulo fecundado precisa ser implantando. Quando não ocorre a gravidez, ocorre à descamação, assim é expelida em menstruação.
O problema é que um pouco deste sangue acaba indo no sentido errado e segue para os ovários ou cavidade abdominal. Como consequência ocorre à lesão endometriótica.
Conforme Associação Brasileira de Endometriose, a média é de que 10% a 15% das mulheres (13 a 45 anos) podem desenvolver a doença e Sintomas de Endometriose (30%) e ficar estéreis.
Sintomas de endometriose
Os sintomas de endometriose se caracterizam com dor e a infertilidade da mulher. No entanto, isto pode ser diferente conforme o caso. Uma média de 20% das mulheres sente dor, outras 60% têm dor e infertilidade e 20% infertilidade.
Além disso, uma parte das mulheres apresentam dores insuportáveis como Sintomas de Endometriose, enquanto outras não demonstram qualquer desconforto. De qualquer modo, os sintomas mais comuns são:
- Cólicas menstruais e dor na menstruação;
- Dor crônica ou difusa na região pélvica;
- Dor na relação sexual;
- Dor pré-menstrual;
- Fadiga crônica e exaustão;
- Problemas para engravidar e infertilidade;
- Sangramento intenso ou irregular;
- Mudanças intestinais ou urinárias na menstruação.
No geral a dor pode ocorrer como uma cólica intensa ou então na região pélvica ou intestino.
Veja também sobre a: Sífilis, tratamento e prevenção
Como é feito o diagnóstico
O processo para diagnóstico é complicado, pois o médico precisa acompanhar desde a primeira menstruação. Neste período é preciso ficar em alerta as cólicas, assim quando mais rápido ocorre o diagnóstico o risco de doença diminui.
O indicado é passar por diversos exames de imagens e de sangue para ter conhecimento do diagnóstico. Com estes passos o médico vai poder verificar qual é a classificação da doença, sendo leve, moderada ou grave.
Prevenção
Esta doença é benigna devido à proliferação do tecido endométrio fora da cavidade uterina. O seu crescimento faz parte do ciclo reprodutivo, portanto, durante todo este período o tecido cresce e sem a gravidez é eliminado pela menstruação.
Como vimos em alguns casos às células migram no sentido oposto, no entanto, conforme médicos, não existem causas para o desenvolvimento oposto.
Os fatores de risco e os Sintomas de Endometriose seguem como alterações no útero, estresse, má alimentação e os filhos depois dos 30 anos, assim como os medicamentos podem contribuir ou diminuir a chance de desenvolver a doença.
Tratamento da endometriose
Não existe uma cura para a endometriose, porém, existem meios de combater os focos e anular os sintomas. Como alternativa os anticoncepcionais são prescritos. Mas além deste medicamento, os médicos podem indicar remédios específicos que simulam a ação da progesterona e auxiliar no controle do endométrio.
Caso a doença avance pode ser que o médico indique a cirurgia. Este processo é feito com a videolaparoscopia onde ocorre uma pequena incisão no umbigo onde cauteriza os pontos afetados.
A atividade física também é uma solução benéfica, já que libera substâncias que aliviam a dor. Mas em situações específicas pode ser preciso retirar o útero (histerectomia).
Como viver com a endometriose
Quando a endometriose é diagnóstica no início o tratamento pode ser feito precocemente, o que garante uma maior efetividade e permite o alívio dos Sintomas de Endometriose. Para que seja possível é indicado relatar ao médicos as situações atípicas e outros problemas que são os sintomas da doença.
De qualquer forma com o cuidado é possível aliviar a dor e diminuir outros sintomas. Além disso, com estes passos é possível garantir a gravidez, além de diminuir as lesões endometriótica.
Com este guia vai ser mais fácil entender como são os sintomas de endometriose, além dos cuidados e formas de tratamento. De qualquer modo é preciso lembrar que o indicado é buscar uma ajuda profissional para esclarecer todas as dúvidas a respeito da doença.
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!