Retardo mental leve envolve limitações intelectuais e adaptativas leves. Caracteriza-se por dificuldades na aprendizagem e habilidades sociais. É crucial o apoio educacional especializado.
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Retardo Mental Leve: O que é
Conteúdo
O Retardo Mental Leve, atualmente referido no meio científico como Deficiência Intelectual Leve, é uma condição caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que abrange uma variedade de habilidades sociais e práticas da vida cotidiana. Esta condição se manifesta antes dos 18 anos de idade. Pessoas com esse diagnóstico geralmente apresentam um Quociente de Inteligência (QI) entre 50-69. Apesar de enfrentarem desafios no aprendizado e na realização de tarefas complexas, muitas podem levar vidas independentes ou com suporte mínimo, desenvolvendo habilidades sociais e de trabalho adequadas à sua capacidade.
Características
Indivíduos com deficiência intelectual leve podem apresentar dificuldades em áreas específicas do desenvolvimento cognitivo e adaptativo. Cognitivamente, podem ter um ritmo mais lento para aprender novas informações, dificuldades na memória de trabalho e na resolução de problemas mais complexos. No aspecto adaptativo, podem enfrentar desafios no cuidado pessoal, habilidades sociais e na gestão de recursos. É importante salientar que a variação individual é significativa e cada pessoa pode apresentar um conjunto único de habilidades e dificuldades.
Como Confirmar o Diagnóstico
Confirmar o diagnóstico de Deficiência Intelectual Leve é um processo que exige uma avaliação abrangente por parte de profissionais da saúde, que inclui testes de QI, avaliações de habilidades adaptativas e uma análise detalhada do histórico do desenvolvimento do indivíduo. É vital avaliar o impacto das limitações no funcionamento diário em diversos ambientes, como a escola, trabalho e interações sociais. O diagnóstico é conclusivo somente quando as limitações no funcionamento intelectual e adaptativo são confirmadas antes dos 18 anos de idade. A colaboração de psicólogos, pedagogos e, em alguns casos, de psiquiatras, é essencial para uma avaliação completa e para o planejamento de uma intervenção apropriada.
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Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.
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