Você já ouviu falar de exercícios de Kegel? Pois bem, saiba que esses tipos de exercícios existem a muito tempo e podem ajudar homens e mulheres em diversas áreas da saúde.
A prática desses exercícios é vista como indispensável para homens e mulheres evitarem problemas futuros e até tratarem alguns existentes.
Sendo assim, os exercícios de kegel podem ser feitos normalmente como se fosse uma flexão, barra ou corrida que fazemos corriqueiramente para exercitarmos o nosso corpo.
No entanto, mesmo que seja um conjunto de exercícios que podem trazer diversos benefícios ao corpo, muitas pessoas ainda desconhecem sobre como eles funcionam, quem precisa e dentre outros.
Assim, muitos acabam desconhecendo a tamanha importância que esse tipo de exercício pode ter.
Por fim, para que você consiga entender tudo isso de forma mais clara, fique ligado e descubra tudo sobre exercícios de Kegel!
O que são Exercícios de kegel?
Conteúdo
Os exercícios de Kegel é o que a própria palavra já diz, é um exercício físico que podemos fazer para ajudar a fortalecer os músculos da região pélvica.
Criado por Arnold Kegel na década de 1940, sendo assim, esse exercício é de grande importância no combate da incontinência urinária, além de aumentar a circulação do sangue na área.
Nesse sentido, a algumas formas diferentes de realizar estes exercícios que iremos falar mais para frente, isso acontece porque cada jeito de fazer exercita uma parte muscular diferente.
Mesmo que seja uma prática criada a muito tempo, ainda sim os seus benefícios são muitos e podem trazer diversas vantagens principalmente na região pélvica de homens e mulheres.
Para que serve o exercício?
Por mais que você nunca tenha ouvido falar desse exercício, ele é muito importante para ajudar a fortalecer o assoalho pélvico.
Da mesma forma que fazemos exercícios matinais como corrida, flexões e barra, esses exercícios trazem muitos benefícios para nós.
Por fim, para que você consiga entender tudo isso de forma mais a fundo, veja alguns dos benefícios em fazer esse tipo de exercício:
- Evita e trata a incontinência urinária:
Mesmo sendo algo temporário, muitas pessoas acabam tendo incontinência urinária, então, os exercícios kegel podem ajudar a tratar esta doença rapidamente.
- Melhora o funcionamento intestinal:
Utilizando os exercícios de kegel, o seu intestino pode começar a funcionar de uma forma melhor e evitar problemas intestinais.
Sendo assim, a prática desses exercícios diariamente pode ajudar nesse sentido.
- Pode preparar os músculos para facilitar o parto:
Os exercícios de kegel podem e ajudam muito as grávidas no pré e pós parto.
Isso acontece porque as mulheres têm maior tendência a ter incontinência urinária por conta da gravidez, então os exercícios ajudam nesse sentido.
Além disso, existem exercícios que ajudam na hora do parto, pois com os músculos devidamente exercitados, a grávida consegue ter um parto com maior facilidade.
- Reduz problemas de ejaculação precoce ou ereção:
Nas mulheres esse exercício auxilia na gravidez e nos homens, então os exercícios de kegel ajudam no tratamento da ejaculação precoce utilizando o fortalecimento dos músculos pélvicos.
- Aumenta a sensibilidade sexual:
A realização desses exercícios traz uma melhor circulação de sangue nas áreas pélvicas, então com isso, o ser humano sente mais prazer no momento de relação sexual.
Para quem é indicado?
Uma coisa que você pode se perguntar nesse momento é: será que esses exercícios são indicados para o meu caso?
Até porque, homens e mulheres ainda tem um certo tabú em relação a alguns exercícios para fortalecimento da região pélvica.
Ou seja, muitos podem estar necessitando desse tipo de exercícios e acabam não realizando, o que pode aumentar os problemas.
Para você ficar por dentro de tudo isso, saiba que esses exercícios são indicados para as seguintes pessoas:
- Pessoas com incontinência urinária;
- Mulheres Com Prolapso genital;
- Pessoas com incontinência de esforço;
- Pós-cirurgia de câncer de próstata ou hiperplasia prostática benigna;
- Mulheres pós e pré parto;
- Homens com ejaculação precoce e problemas de ereção;
- Pessoas com problemas intestinais.
Como podemos ver, os exercícios de Kegel ajudam a várias pessoas em várias situações, então você pode fazer antes de ter um desses problemas.
Eles se tratam de exercícios comuns, então é sempre bom fortalecer os músculos para prevenir problemas de saúde futuros.
Como fazer o exercício de Kegel?
Veja como realizar os exercícios kegel:
Exercício de contrair e relaxar:
- Encontre e sinta o músculo a ser trabalhado;
- Contraia com força, evitando usar outros músculos;
- Segure por 6 a 10 segundos;
- Relaxe;
- Repita cerca de 8 vezes.
Exercício do elevador:
- Encontre e sinta o músculo a ser trabalhado;
- Imagine que está em um elevador;
- A medida em que for subindo os andares contraia cada vez mais os músculos;
- Quando chegar no limite, deca devagar e vai relaxando os músculos;
- Repita cerca de 8 vezes.
Outra forma de realizar:
- Esvaziar a bexiga;
- identifique o músculo pubococcígeo que pode ser feita ao interromper o jato de xixi, por exemplo;
- Voltar a contrair o músculo pubococcígeo depois de urinar para se certificar que sabe contrair o músculo corretamente;
- Realizar 10 contrações seguidas do músculo, evitando acionar outro músculo;
- Então relaxe por alguns instantes;
- Retomar o exercício, fazendo pelo menos 10 séries de 10 contrações todos os dias.
Considerações finais
Viu como é simples realizar os exercícios de Kegel?
Não existe segredo, e essas simples ações, pode melhorar ainda mais a sua qualidade de vida, oferecendo inúmeros benefícios.
Então, não deixe de realizar caso necessário.
Nos vemos em breve.
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!