Senso comum ou rigor científico? Comer de 3 em 3 horas na dieta é mito, revelam pesquisas com pessoas que seguiram à risca a dieta e não emagreceram.
Como tudo na vida, levar tudo ao pé da letra não é fator relevante. Cada um tem um metabolismo diferente e, comer de 3 em 3 horas é mito a partir do momento em que seu metabolismo não é regrado.
A questão é mais simples do que se imagina: devemos comer alimentos saudáveis, que proporcionem a saciedade e que mantenha nosso corpo saudável, prevenindo doenças, isso é mais importante do que comer de 3 em 3 horas.
Comer de 3 em 3 horas emagrece? E o que as pesquisas dizem
Conteúdo
Comer de 3 em 3 horas na dieta é mito se considerarmos que não existem estudos que comprovem que comer com frequência maior aumenta o metabolismo, porém existem pesquisas que revelam que fazer refeições ao longo do dia pode sim aumentar o nível calórico.
No ano de 1997 investigadores pesquisaram que obter de 1 a 17 refeições diárias em nada interferiria na ingestão nutricional e calórica, até então ninguém conseguir provar o contrário.
Refeições menores, mais que saciem, com mais proteínas, menos açucares, menos gorduras, isto é comprovado cientificamente, não é mito, nem senso comum.
Qualidade ou quantidade?
Definitivamente não será a quantidade que deverá ser foco na sua dieta, mas a qualidade pois alimentos saudáveis são aqueles que você come o suficiente, em pequena quantidade, mas que te saciam e não te faz voltar a querer comer daqui algumas horas ou comer de 3 em 3 horas.
E quais são os alimentos que trazem saciedade?
Mais importante do que comer de 3 em 3 horas, é você comer alimentos que trazem saciedade. Desse jeito, você irá comer em menos quantidade e intervalos cada vez maiores, veja alguns alimentos:
- Proteína: a exemplo das carnes e queijos, as proteínas saciam e diminuem a vontade de comer a qualquer hora do dia. Enquanto que o carboidrato tem efeito contrário em seu organismo, pois estimula insulina e consome rapidamente a glicose, o que faz com que você sinta fome em um período curto de tempo.
- Gordura: algumas gorduras são essenciais e devem ser consumidas, mesmo em uma dieta equilibrada, como o azeite para temperar ou até mesmo cozinhar, o abacate, os peixes gordos como o salmão, as sementes oleaginosas.
- Água: benéfica em diversos sentidos, manter o corpo hidratado mantem a saciedade e é de grande valia ao nosso organismo.
- Ovos: troque os pães do café da manhã pelos ovos! Sim, ricos em proteínas, os ovos são extremamente saudáveis e proporcionam saciedade.
Conheça alguns princípios de nutrição
- Reduza a quantidade dos alimentos ingeridos.
- Diminua o sal.
- Monte um prato bem colorido.
- Evite gorduras e açúcares.
- Coma muitas fibras.
- Consuma vitaminas C e E.
- Aumente a ingestão de peixe e linhaça.
- Prefira carboidratos complexos, como pães, bolos, biscoitos, macarrão e arroz feitos com farinha integral.
Durante o regime, não coma
Se for fazer uma dieta, sendo comer de 3 em 3 horas ou não, é sempre importante evitar alguns alimentos para facilitar a perca de barriga e a perda de peso.
- Carnes gordas e pele de frango.
- Sucos artificiais em pó.
- Frituras em imersão (batata frita, bife à milanesa, pastel).
- Alimentos gordurosos (creme de leite, chantilly, coco e leite de coco, toucinho).
- Itens embutidos e defumados (bacon, salame, carnes, queijos, salsichas).
- Massas folhadas, biscoito recheado e amanteigado, croissant, massa podre (empadas e tortas).
- Refrigerante, mesmo o light (pois pode causar celulite).
- Bebidas alcoólicas.
- Bala é permitido apenas o chiclete sem açúcar.
O que comer no café da manhã
O café da manhã deve ser reforçado, pois é a refeição que te proporcionará energia para as tarefas da primeira parte do dia, isso se você não esta seguindo o jejum intermitente.
Dentre as mais diversas opções para o café da manhã, citamos algumas abaixo.
- Segunda-feira: três frutas oleaginosas (castanhas do Pará ou de caju, amêndoas, avelãs ou nozes) mais três frutas secas (damasco, banana, uva, mamão, maçã, abacaxi, ameixa).
- Terça-feira: uma banana pequena mais uma colher de sopa de linhaça.
- Quarta-feira: uma xícara (chá) de chá verde (se quiser, use adoçante) mais uma torrada integral light, e uma colher (chá) de requeijão light.
- Quinta-feira: uma barrinha de cereais light.
- Sexta-feira: uma barrinha de granola.
- Sábado: uma xícara (chá) de chá verde ou preto (com adoçante) mais uma fatia média de queijo minas light.
- Domingo: três biscoitos integrais de aveia mais uma xícara (chá) de chá verde ou preto (com adoçante).
O que comer no almoço
O ideal é ter um prato colorido no almoço, sem abandonar o tradicional feijão com arroz. Carnes, das mais diversas, porém menos vermelhas e mais as brancas também devem estar no seu cardápio do meio do dia.
Independente de comer de 3 em 3 horas ou não, abuse de legumes e verduras, mantenha o equilíbrio durante a semana, dividindo o que será consumido ao longo dos dias, como explicado no item anterior, diversificando as opções para comer no almoço.
O que comer no jantar
Para o jantar pegue mais leve. Lembre-se que o organismo terá menos tempo e ritmo de trabalho no período noturno. Procure por verduras, frutas, lanches menos calóricos, biscoitos, iogurtes entre outras opções para o jantar. Esta lógica deve ser aplicada nos lanches intermediários.
Assim, chega-se à conclusão de que se alimentar bem requer repensar o que irá se consumir, quais os níveis de gordura contidos nestes alimentos e ainda, procurar saciar a fome comendo com qualidade e não em quantidade.
Portanto, coloque em prática o que verdadeiramente trará saúde ao seu organismo e com isso sua dieta será balanceada, equilibrada e um sucesso, sendo comer de 3 em 3 horas ou não!
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!